GP1141 – AUTOPISTA LITORAL SUL – PISTA SUL DA BR-376/PR

Os trechos dos taludes do projeto se localizam no Acesso à Avenida Volkswagen Audi, logo após a saída da pista Sul da rodovia BR-376/PR, na altura do km625+750m. O trecho levantado topograficamente (região do talude localizado à direita da estrada, a partir da saída da rodovia) se estendeu por cerca de 290m (entre as estacas 0+00 e 28+8,761). Esse trecho retrata a região onde foram identificadas trincas na face do talude de corte.

  • Análise de Estabilidade

A técnica empregada utiliza resultados de análises de estabilidade com o conhecimento de indícios de movimentações ocorridas (trincas, como nos casos em questão), topografia, resultados das investigações executadas, da presença de água e outros fatores que interferem na estabilidade de um maciço. As análises de estabilidade foram elaboradas com auxílio do programa computacional SLOPE/W, da GEO-SLOPE International Ltd., a partir do método desenvolvido por Morgenstern e Price (1965).

  • Projeto Geotécnico Executivo

As soluções propostas para as regiões do projeto consistem na execução de contrapeso sobre os taludes, constituído por um “muro” de rachão. Nessa solução serão inseridas duas camadas: filtrante (areia de granulometria média e grossa) e de transição granulométrica entre esta e o rachão, constituída de brita (de graduação 0) e geotêxtil não tecido.