Foco
Consultoria e Projetos de Engenharia
Cliente
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO PIAUI – IDEPI
Ano
2012
Projeto
A elaboração dos serviços de revisão, atualização e adequação do projeto executivo para continuação das obras da Barragem Tinguis, no município de Brasileira de PI.
Fase em que serão concluídos os estudos necessários e apresentados seus resultados e interpretações técnicas, assim como, elaboradas as proposições sobre as alterações a efetuar no projeto original para finalmente ser detalhadas. No desenvolvimento desta fase serão feitos os estudos:
- Hidrológicos - A cheia de projeto deve ser recalculada para a verificação da segurança da barragem Tinguis. Na ausência de dados fluviométricos, deve utilizar-se dados de precipitação atualizados, com sua posterior transformação em vazão, através de modelos modernos de chuva x deflúvio.
- Geológicos e geotécnicos – Mediante sondagens e imageamento ecográfico por método geofísico com o objetivo da caracterização de subsuperfície na área do atual sangradouro, que possibilite definir as estruturas do sangradouro, as linhas de escavação, plano de tratamento, drenagem etc.
- Hidráulicos – Para determinação dos principais parâmetros do vertedouro, condição de aproximação, tipo de estrutura, lamina de projeto, linha de água, velocidades, dissipação e restituição das águas ao rio.
- Estruturais – Para as soluções adotadas serão feitos os cálculos estruturais das estruturas de concreto de acordo com a ABNT, fornecendo todas as características como espessura de recobrimento, resistências e tipos de concreto, quadro de ferragens, juntas, ancoragens etc.
- Barragem – Avaliação de possível modificação das seções de aterros em função dos parâmetros de resistência dos materiais a serem utilizados e das condições de carga hidráulica em trechos com pouca altura;
- Vertedouro – Verificação e/ou redefinição do dimensionamento, alinhamento e estabilidade das estruturas do vertedouro em função dos novos cálculos hidrológicos e das pesquisas geológicas.
- Tomada de água – Verificação e/ou redefinição das estruturas e equipamentos hidromecânicos.