Outros Projetos

PROJETO EXECUTIVO E ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-101– SC.

GEOPROJETOS foi selecionada pelo Consórcio TCTB, formado por cinco empreiteiras de grande porte, para assessorar e reprojetar vários pontos problemáticos das obras de duplicação da BR-101, Lote 5, entre Curitiba e Florianópolis.

As atribuições da GEOPROJETOS incluíam assessoria para a execução das obras, avaliação dos projetos e elaboração de projetos alternativos, acompanhamento da execução com instrumentação, entre outras.

Este lote, com mais de 23 km de estrada, encontra-se implantado em região que alterna geologia complexa de materiais de baixa resistência e alta compressibilidade e encostas instáveis.

PROJETO RECUPERAÇÃO DA FERROVIA CENTRO-SUL

A Rede Ferroviária Federal foi privatizada no trecho centro – sul das linhas férreas que incluem os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Devido à falta de investimentos aplicados às ferrovias nas últimas décadas, vários pontos da malha encontravam-se em precário estado de conservação e necessitavam de recuperação.

GEOPROJETOS foi contratada pela MRS Logística, empresa com participação da MBR, CVRD, Grupo Vicunha, entre outros, para elaborar vários projetos executivos de recuperação e estabilização de encostas, nos trechos de serra.

Os serviços incluíam a programação dos serviços de levantamentos de campo, elaboração dos projetos e acompanhamento da execução e pós-execução das obras, em alguns casos por meio de instrumentação geotécnica específica.

ROTA DO SOL – RIO GRANDE DO SUL

Após cerca de 10 anos de disputas com as entidades ambientais, as obras da rodovia Rota do Sol, interligando Caxias do Sul às praias teve início em 1997. Nesse momento ficaram evidenciadas as dificuldades construtivas dos trechos de baixada e inicio da serra, correspondentes ao Lote II.

GEOPROJETOS foi, por recomendação do operador da estrada (DAER) contratada pela construtora TONIOLO, BUSNELLO S.A para assessorar e desenvolver projetos localizados que permitissem a execução das obras.

Posteriormente e por necessidades contratuais, a GEOPROJETOS foi contratada pela ETEL Estudos Técnicos Ltda., do Rio Grande do Sul, para prosseguir os projetos de estabilização dos taludes e dos projetos dos aterros sobre materiais de baixa resistência.

O total do contrato envolveu a elaboração de mais de 40 projetos, ao longo de 11 meses, incluindo taludes de solo e rocha, aterros a meia encosta sobre materiais pré-cisalhados e de baixa resistência. Todos os projetos executivos foram apresentados completos, incluindo projetos de drenagem superficial (e profunda quando necessário).

 

Close